sábado, 20 de outubro de 2007

TEATRO KAUS ENCERRA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO FRONTEIRAS


TEATRO KAUS ENCERRA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO FRONTEIRAS COM LANÇAMENTO DE LIVRO E APRESENTAÇÃO DOS ESPETÁCULOS DA CIA

Livro é um registro documental sobre todas as ações do projeto Fronteiras – O Teatro na América Latina. No lançamento, estarão presentes para uma mesa de debates a investigadora teatral cubana Ileana Diéguez, o dramaturgo argentino Santiago Serrano e o pesquisador teatral brasileiro Sebastião Milaré

O Teatro Kaus Cia Experimental lança o livro CADERNOS DO KAUS – O TEATRO NA AMÉRICA LATINA, dia 5 de novembro, segunda-feira, às 20h, no Instituto Cervantes. O livro, editado pela Scortec Editora, é um registro documental sobre todas as ações do projeto Fronteiras – O Teatro na América Latina, realizado pelo Teatro Kaus Cia Experimental durante o ano de 2006 e 2007, em parceria com o Instituto Cervantes e beneficiado pela Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

No dia do lançamento haverá uma mesa redonda sobre As Fronteiras do Teatro na América Latina, com a presença da investigadora teatral cubana, residente no México, Ileana Diéguez, do dramaturgo argentino Santiago Serrano, do diretor do Teatro Kaus Reginaldo Nascimento e do crítico e pesquisador teatral brasileiro Sebastião Milaré, que fará a mediação. Serão publicados mil e quinhentos exemplares do livro, distribuídos gratuitamente para escolas de teatro, bibliotecas, grupos, centro culturais e outras entidades.

Dentro da programação de encerramento da primeira edição do projeto, o Teatro Kaus também apresenta as peças El Chingo, do dramaturgo venezuelano Edilio Peña, e A Revolta, do dramaturgo argentino Santiago Serrano, ambas com direção de Reginaldo Nascimento. A curta temporada dos espetáculos, que acontece de 26 outubro a 4 de novembro, no Teatro União Cultural, é uma parceria da União Cultural com o Instituto Cervantes.

“O livro é a contribuição do Projeto Fronteiras para a socialização e difusão do material de pesquisa, textos e teorias sobre a realidade teatral Latino-Americana. A publicação marca o encerramento das atividades do projeto em 2007. No próximo ano, o Teatro Kaus continua sua jornada pelo teatro latino-americano, com o qual queremos estreitar as relações, realizando um intercâmbio ainda maior com os nossos países vizinhos”, afirma Reginaldo Nascimento, diretor do Teatro Kaus e idealizador do projeto.

O projeto Fronteiras realizou o Ciclo de Debates o Teatro na América Latina, no Instituto Cervantes, em janeiro de 2007, com a presença dos dramaturgos Edilio Peña, da Venezuela; Santiago Serrano, da Argentina, que também ministrou uma oficina de dramaturgia; Marco Antonio de la Parra, do Chile, e Teresina Bueno, do México, que juntos encenaram o espetáculo Ensayo Abierto, além dos brasileiros Samir Yazbek, Aimar Labaki, Marco Antonio Rodrigues, Hugo Villavicenzio, Sergio de Carvalho e Sebastião Milaré.

Em fevereiro, a Cia estreou o Repertório do Kaus, no Centro Cultural São Paulo, Sala Jardel Filho, onde ficou em cartaz com as os espetáculos El Chingo, A Revolta e Infiéis, de Marco Antonio de la Parra. Na estréia das peças, estiveram presentes os dramaturgos Santiago Serrano e Edílio Peña, que ministrou uma oficina de dramaturgia no Instituto Cervantes. A peça A Revolta participou em julho do XVIII Temporales Internacional de Teatro, no Chile, nas cidades de Valdivia e Puerto Montt, com o texto original em espanhol.

Em maio, aconteceu o Ciclo de Leituras de Autores Latino-Americanos, com a participação dos grupos Cia Casa da Comédia, Conexão Latina, Folias D’Arte e Teatro Kaus, em leituras dos textos Apostando a Elisa, do dramaturgo venezuelano Gustavo Ott; Topografia de Um Desnudo, do dramaturgo chileno Jorge Diaz; Interrogatório em Elsinore, do dramaturgo uruguaio Carlos Manuel Varela; e Milagre no Mercado Velho, do dramaturgo argentino Osvaldo Dragún.

Ileana Diéguez - Investigadora teatral, doutora em letras pela Universidade Nacional Autônoma do México. Coordenadora de Investigações do Centro Nacional de Investigação Teatral Rodolfo Usigli (CITRU). Professora da licenciatura em Literatura Latino-Americana e nas Pós-graduações de Letras e Artes na Universidade Ibero-Americana. Como coordenadora pedagógica da Escola Internacional de Teatro de América Latina e do Caribe (EITALC), fundada e dirigida por Osvaldo Dragún, organizou numerosas oficinas internacionais de teatro em diferentes países e curou encontros e seminários dedicados a diversas problemáticas da teatralidade e suas relações fronteiriças com outras artes. Publicou numerosos ensaios sobre teatro latino-americano em livros e revistas especializadas. Autora de Escenarios liminales: teatralidad, performance y política (Buenos Aires: Atuel, 2007); Teatro Brasileiro Contemporâneo (antologia. Havana: Arte e Literatura, 1990); e co-editora de Performance e Teatralidade, Caderno de investigação (México: CITRU-INBA-Conaculta, 2005).

Sebastião Milaré – Crítico e pesquisador de teatro. Diretor da divisão de Artes Cênicas e Música do Centro Cultural São Paulo. Autor de Antunes Filho e a Dimensão Utópica (Perspectiva, 1994); A Batalha da Quimera – Renato Vianna e o Modernismo Cênico Brasileiro (inédito); O Teatro dos Sete Povos Lusófonos (organização e apresentação do Teatro Brasileiro, CCSP, SMC, 1998); A Trupe Futurista Conta o Bumba-Meu-Boi Modernista (peça teatral comemorativa dos 70 anos da Semana de Arte Moderna, direção de Gilberto Gawronski, Centro Cultural Banco do Brasil, RJ, 1992); A Solidão Proclamada (peça teatral adaptada para coreografia e dirigida por Sandro Borelli, Teatro da Cultura Inglesa, SP, 1998). Dramaturgista do espetáculo Quem Come Quem, direção de Stephan Stroux, com atores e músicos dos sete países de língua portuguesa (Teatro Gil Vicente, Coimbra, 2000). Vem colaborando em diversas publicações do Brasil e do exterior, destacando: Revista Artes (São Paulo), Revista USP, Travessia (editora da UFSC), Bravo, O Estado de S. Paulo, Diógenes - Anuário Crítico del Teatro Latino-Americano (EEUU), Conjunto (Casa das Américas, Cuba), Revista Teatro Celcit (Argentina), Humbodt (Alemanha), Sete Palcos (Portugal), Mindelact Teatro em Revista (Cabo Verde), BT-Bijutsu Techo (Japão).

Santiago Serrano – Dramaturgo, diretor, psicanalista e psicodramatista. Estudou teatro com Néstor Raimondi, Inda Ledesma, Manuel Barceló (Espanha), Williams Wilcox Horme (USA), Enrique Buenaventura (Colômbia) e Aristides Vargas (Equador). Sua primeira peça, A Revolta, de 1984, esteve em cartaz durante três anos em Buenos Aires. Em 1987, cria o Grupo Teatral Encuentros, no qual trabalha até hoje. Com sua peça Dinossauros ganhou o prêmio de melhor peça original no Festival de Teatro do Centro Cultural General San Martín de Buenos Aires. Dinossauros já foi representada no Canadá, Estados Unidos, Espanha e Brasil. Em 2005 ganhou o 2º prêmio no Certame Internacional de Dramaturgia da cidade de Requena (Espanha) com “Sexualmente Falando”. Convidado pela “Maison des Ecrivains de Paris”, em 2006 ministra uma oficina de dramaturgia e realiza conferências na Universidade de Grenoble (França). Ministrou oficinas de dramaturgia durante o Festival Internacional de Teatro de Brasília de 2006 e durante o Ciclo de Debates o Teatro na América Latina, em São Paulo / 2007.

Reginaldo Nascimento – Ator, diretor e arte educador, dirigiu, entre outras peças, A Revolta, de Santiago Serrano, El Chingo, de Edilio Pena, Infiéis, de Marco Antonio de la Parra, Pigmaleoa, de Millôr Fernandes, Cala a Boca Já Morreu, de Luís Alberto de Abreu, A Boa, de Aimar Labaki, Vereda da Salvação, de Jorge Andrade, Homens de Papel e Oração para um pé de chinelo, ambas de Plínio Marcos; O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna; O Cocô do Cavalo do Bandido, de Chico de Assis; Elogio à Loucura, de Erasmo de Rotterdan; Palhaços, de Timonchenco Wehbi e As Desgraças de Uma Criança, de Martins Pena. Como arte-educador, realiza várias oficinas e cursos pelo interior do Estado e na capital.

Teatro Kaus Cia Experimental – Radicado em São Paulo desde outubro de 2001, o Teatro Kaus Cia Experimental da Cooperativa Paulista de Teatro foi criado em dezembro de 1998, na cidade de São José dos Campos, pelo ator e diretor Reginaldo Nascimento e pela atriz e jornalista Amália Pereira. Na capital paulista, a Cia encenou as peças A Revolta, de Santiago Serrano (2007), El Chingo, de Edilio Peña (2007), Infiéis, de Marco Antonio de la Parra (2006/2007), Vereda da Salvação, de Jorge Andrade (2005/2004) e Oração para um pé de chinelo, de Plínio Marcos (2002). Infiéis estreou em Janeiro de 2006 no Centro Cultural São Paulo, realizou temporada no Teatro Sérgio Cardoso, sala Paschoal Carlos Magno, em abril e maio e, em junho, fez apresentações nos Sescs de Taubaté e São Caetano. Em fevereiro de 2007, o Teatro Kaus estreou o Repertório do Kaus, no Centro Cultural São Paulo, onde ficou em cartaz com os espetáculos EL CHINGO, do venezuelano Edilio Peña, A REVOLTA, do argentino Santiago Serrano e INFIÉIS, do chileno Marco Antonio de la Parra. Em julho de 2007, a Cia. levou o espetáculo A REVOLTA para o Chile, realizando três apresentações, com o texto original em espanhol.
CURTA TEMPORADA DO TEATRO KAUS NO TEATRO UNIÃO CULTURAL

Espetáculo El Chingo -Dias 26, 27 e 28 de outubro
Sinopse: Escrita em 1991, a peça expõe de forma ácida o confronto entre dois seres que buscam um no outro motivações para representar personagens da realidade, no sentido de purificarem e/ou se redimirem de culpas e supostos erros cometidos no passado. Solidão, angústia e sonho se misturam num jogo instigante entre O Fanho Imaginário e sua realidade.
Texto: Edilio Peña. Tradução: Sebastião Milaré. Direção: Reginaldo Nascimento. Com o Teatro Kaus Cia Experimental. Atores: Robson Raga e Djalma de Lima. Duração: 70 minutos. Recomendação: 14 anos. Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (idosos, classe teatral e estudantes com carteirinha). Sexta, às 21h30. Sábado, às 21h. Domingo, às 20h.

Espetáculo A Revolta -Dias 2, 3 e 4 de novembro
Sinopse: Escrita em 1984, o texto se desenvolve num âmbito rural, atemporal. A peça esmiúça a questão humana, escancarando a olhos nus a dor de um povo que vive da luta, criando revoluções para fazer valer direitos e propriedades adquiridas ao longo da vida e expropriadas pelos mais fortes, detentores do capital e do poder político. Embates psicológicos, confrontos ideológicos, incertezas, traições, amor e morte. A tragédia de mais uma revolução falida.
Texto: Santiago Serrano. Tradução: Airton Dantas. Direção: Reginaldo Nascimento. Com o Teatro Kaus Cia Experimental. Atores: Amália Pereira, Maritta Cury, Gisele Porto, Antonio Ranieri e Adriana Cubas. Duração: 80 minutos. Recomendação: 14 anos. Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (idosos, classe teatral e estudantes com carteirinha). Sexta, às 21h30. Sábado, às 21h. Domingo, às 20h.

TEATRO UNIÃO CULTURAL – Rua Mário Amaral, 209 – Paraíso, tel.: (11) 2148-2904. Capacidade 270 lugares. Bilheteria funciona de quarta a domingo. Acesso para deficientes. Ar condicionado. Café. Estacionamento conveniado na Rua Teixeira da Silva, 560, a R$10,00. Venda de ingressos na bilheteria ou por meio da Bilheteira.com, te.l: (11) 3038-6698 ou site: http://www.bilheteira.com/


LANÇAMENTO DO LIVRO

CADERNOS DO KAUS – O TEATRO NA AMÉRICA LATINA


Dia 5/11, segunda-feira, às 20h
Lançamento do livro Cadernos do Kaus – O Teatro na América Latina
Debate As Fronteiras do Teatro na América Latina
Palestrantes: Ileana Diéguez (Investigadora Teatral / Cuba-México), Santiago Serrano (Dramaturgo/ Argentina) e Reginaldo Nascimento (Diretor/Brasil)
Mediador: Sebastião Milaré (Pesquisador/Brasil)

INSTITUTO CERVANTES – Avenida Paulista, 2439 (metrô Consolação) – Consolação, tel.: (11) 3897-9696. Capacidade 100 lugares. Acesso para deficientes. Ar condicionado. Entrada franca. Retirar o convite no local com uma hora de antecedência. Informações: (11) 3159-1822.


Assessoria de Imprensa
Amália Pereira - MTB: 28545
(11) 3159-1822

Nenhum comentário: